Ceratocone: O que é e como tratar

Ceratocone: O que é e como tratar

Como está a sua visão? A gama de patologias oculares é grande, e é importante estar sempre de olho nos sintomas e consultar um oftalmologista regularmente! O Ceratocone, por exemplo, é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, e provoca a percepção de imagens distorcidas e borradas.

A evolução da doença é progressiva com o aumento do astigmatismo e miopia, além da acentuada baixa visão, e o diagnóstico é feito tendo como base tanto características clínicas quanto exames objetivos, como a tomografia e a topografia de córnea. Além disso, estima-se que 8% dos casos de Ceratocone são relacionados à herança genética.

Óculos, lentes, anel ocular e transplante de córnea são as abordagens indicadas de tratamento, e os principais sintomas são a visão borrada e distorcida para longe e para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira na região dos olhos – e estes são percebidos com o aumento do astigmatismo. Alguns pacientes ainda podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia, no caso, a percepção de várias imagens de um mesmo objeto.

Também conhecida como um “astigmatismo ruim”, a doença pode até mesmo inviabilizar a visão se progredir, mas raramente causará a perda de visão caso tratada. Na fase inicial, o Ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau com frequência. Entretanto, na fase avançada, a correção visual com óculos já não é eficaz, e as lentes de contato passam a ser indicadas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que, por ano, mais de 2.434 pessoas são acometidas pela doença, que se inicia na puberdade e ocorre em 1 a cada 20 mil pessoas. Por fim, apesar das causas não serem totalmente determinadas, acredita-se que a herança genética, processos alérgicos e o hábito de coçar os olhos constantemente são agravantes para o processo evolutivo e avanço do Ceratocone.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta