Porque a catarata é tida como uma patologia da terceira idade?

A catarata é uma doença oftalmológica que dificulta a capacidade do indivíduo afetado de enxergar claramente, acabando por comprometer atividades rotineiras como ler e dirigir, por exemplo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente, a doença atinge cerca de 47% da população mundial com mais de 65 anos. Sendo considerada a principal causa de cegueira reversível do mundo.

 

Por esse motivo, principalmente, que a catarata é tida como uma doença da terceira idade, apesar de haver casos de pacientes crianças e jovens que também desenvolvem a doença. Especialistas apontam que o principal motivo do surgimento da doença fora da terceira idade é o abuso de colírios que possuem corticoide em sua composição, trauma, algumas síndromes e doenças como diabetes e HIV (dentre outras).

 

Voltando a falar da predominância na terceira idade, o principal motivo (90% dos casos) está relacionado ao envelhecimento natural da lente ocular chamada cristalino, região que é afetada pela catarata.

 

A catarata se caracteriza pelo embaçamento progressivo do cristalino, que fica localizado atrás da Iris. Dessa forma o cristalino fica opacificado e impedido de receber a quantidade de luz adequada para formação de imagens nítidas que serão enviadas a retina e ao cérebro.

 

Nesses casos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica para substituição da lente turva do olho por um implante de outra lente artificial. Essa é a forma mais efetiva para o tratamento da doença. E podendo em alguns casos o paciente retornar a uma visão plena e livre dos óculos.

 

Possui ou conhece pessoas que desenvolveram catarata? Conte nos comentários suas experiências e/ou dúvidas relacionadas ao assunto. Será ótimo poder contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta