Transplante de Córnea: fique de olho e seja um doador

HOSPITAL DE OLHOS GOVERNADOR VALADARES

Transplante de Córnea: fique de olho e seja um doador

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de órgãos (ABTO), apenas no primeiro semestre de 2017, já foram realizados mais de dezenove mil transplantes de órgãos e tecidos, e, destes, quase oito mil foram de córnea.

Uma película transparente que recobre a íris e a pupila, a córnea é responsável por grande parte do poder de focagem, além de permitir que as imagens do meio externo penetrem o olho e sejam captadas pela retina. Quando a transparência da córnea é reduzida e a luz não consegue passar por ela, o resultado é a perda parcial ou até total da visão.

A transparência pode ser reduzida tanto por conta de doenças oftalmológicas, como o ceratocone, quanto por danos causados por uma lesão nos olhos. Nestes casos, o (a) paciente poderá recorrer ao transplante de córnea, onde a danificada ou doente é substituída cirurgicamente pela de um doador.

O procedimento vem se desenvolvendo ao longo dos anos, e os avanços científicos alcançados permitem a redução dos riscos e transtornos durante e após a cirurgia. Além disso, não há necessidade de haver algum tipo de compatibilidade entre o doador e o receptor, e problemas como catarata, miopia e astigmatismo não são inibidores do processo de doação.

Assim como em todo transplante, o tecido doado (no caso, a córnea), origina-se de indivíduos que faleceram, mas que tiveram a doação autorizada pelas respectivas famílias. A córnea pode ser captada até seis horas após da morte de um indivíduo, e vale dizer que os tecidos oculares são retirados por meio de uma técnica cirúrgica que não deixa vestígios, portanto, a doação não modifica a aparência do doador.

Por fim, apesar das diversas campanhas voltadas à doação de órgãos, a divulgação e explicação acerca da importância da doação das córneas após a morte é fundamental, pois o índice de recusa familiar é um fator determinante para o número reduzido de doações atualmente. Seja um doador e manifeste sua vontade em vida, afinal, a doação é uma forma de amor ao próximo e a continuação da vida através de outra pessoa!

Marque sua consulta